quinta-feira, 2 de abril de 2009

Educação Física

Adequação da terminologia da Profissão de Educação Física.
José Maria Camargo de Barros

Educação Física, profissão regulamentada desde 1998, tem vivenciado significativos avanços e transformações. Porém, muito ainda tem que ser questionado, definido e organizado para que esta nobre profissão possa assumir plenamente seu importante papel social neste início do século XXI pelo muito que oferece aos brasileiros e brasileiras.
Considerando que uma profissão surge para atender a uma demanda social por um serviço especializado e de relevância à sociedade, precisa bem conhecer e definir suas atribuições, suas interfaces com outras profissões, sua responsabilidade ética e linguagem profissional.
Esta nova realidade impõe significativas mudanças aos diversos segmentos envolvidos com a sesquicentenária Educação Física brasileira. Nesse longo período de história, desenvolvendo-se sujeita a inúmeros percalços, muitas vezes não sendo valorizada nem mesmo na escola, criou uma cultura que necessita de ajustes.

A informalidade do mercado de trabalho e a improvisação das instituições prestadoras de serviço nesse campo que transformavam a atividade profissional em “bico”, a contundente questão da formação profissional (licenciatura–bacharelado), o isolamento do esporte, da dança e das artes marciais, a indefinição das denominações das intervenções profissionais, o desconhecimento do código de ética, a grave questão do estágio indevido, enfim, muitos problemas que não condizem com a profissão de Educação Física, agora regulamentada, estão sendo equacionados.
Este texto aborda algumas questões que devem merecer análises e discussões, para o avanço técnico e social da profissão.
Com a regulamentação da profissão, a partir de 1998, são alteradas as relações da Educação Física com a sociedade, sendo agora regidas por um Código de Ética Profissional que define suas responsabilidades e competências. Isto porque, a sociedade atual faz novas exigências e apresenta necessidades mais complexas nesse campo. Com a regulamentação a profissão de Educação Física entrou numa fase adulta.
Inicialmente, para tornar clara a diferença entre profissão regulamentada e outras ocupações ou ofícios presentes no mundo do trabalho, algumas considerações são apresentadas.
É necessário o entendimento do significado do termo “profissão” e da regulamentação de uma profissão. Existem no Brasil, aproximadamente, 3.000 ocupações identificadas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério de Trabalho e Emprego, porém, menos de 30 são profissões legalmente constituídas entre as quais, desde 1998, a de Educação Física.
Ocupação é um trabalho, um ofício, uma profissão. Profissional é o trabalhador qualificado, com uma formação de nível superior e com responsabilidades profissionais e sociais definidas por um código de ética próprio. Assim, todo profissional é trabalhador, mas, nem todo trabalhador é profissional no sentido restrito do termo.

Na cultura geral brasileira, todavia, o termo profissão/profissional apresenta um sentido polissêmico, isto é, possui diversos sentidos compreendidos e aceitos pela população em geral. Nessa linguagem todos têm profissão (ocupação, ofício, trabalho), pois, confunde-se profissão com a ocupação que se tem, com o trabalho que se realiza. Não há mal algum neste entendimento, desde que se compreenda o que significa uma profissão regulamentada.
Até o MEC, muitas vezes, usa o termo “profissão” em sentido geral. Muitos dos cursos chamados “profissionalizantes” são cursos de preparação para o trabalho, para ocupações no mercado de trabalho, mas que não podem ser definidos como profissionais dentro de um rigor maior.
Então o que é uma profissão? O que significa a regulamentação de uma profissão? Em resumo, profissão é uma atividade de prestação de serviços relevantes e especializados à sociedade. Sendo especializado exige preparação específica e anterior a sua prática, normalmente em curso superior, tem o seu exercício regulado, um código de ética e a responsabilidades dos profissionais bem definidas. A regulamentação significa o reconhecimento, por um ato legal das autoridades governamentais, da importância desse serviço para o bem comum.

Também, o termo Educação Física precisa ser compreendido de forma mais homogênea. Ele compreende uma área de estudo acadêmico e um campo profissional.
Como área de estudo acadêmico volta-se sobre o conceito, princípios, formas, valores do movimento humano voluntário e corporeidade. Desenvolve estudos sobre o movimento humano em três níveis de análise: Biodinâmico, Comportamental e Sociocultural. Como área de estudo é por alguns denominada Motricidade Humana, Cinesiologia, Ciências do Esporte, etc.Como campo profissional regulamentado na área da saúde, é caracterizado pela intervenção profissional no ensino e aplicação de conhecimentos sobre o movimento humano voluntário, técnicas e habilidades, que permitem, individual ou coletivamente, a otimização de possibilidades e potencialidades do desenvolvimento humano harmonioso, movimentação corporal eficiente e eficaz, incluindo atividades esportivas.
Nessa intervenção, oferece as pessoas orientação na realização de práticas reflexivas de exercícios físiocorporais, incluindo atividades esportivas, visando à otimização de possibilidades e potencialidades para o desenvolvimento e movimentação corporal harmoniosa e eficaz, o desenvolvimento da consciência corporal e a capacitação para atingir objetivos em relação à saúde, à prática esportiva e expressão corporal orientadas para um estilo de vida ativo e saudável.
Na disciplina de Educação Física trabalha seus conhecimentos como elemento educacional propiciando ao aluno, através da prática reflexiva de exercícios físiocorporais, incluindo atividades esportivas, a otimização de possibilidades e potencialidades para o desenvolvimento e movimentação corporal harmoniosa e eficaz, o desenvolvimento da consciência corporal e a capacitação para atingir objetivos em relação à educação, à saúde, à prática esportiva e a expressão corporal orientadas para a conquista de um estilo de vida ativo e para o exercício da cidadania.
Nesse contexto, alguns termos devem ser ajustados.
Profissional de Educação Física é a denominação geral daqueles que são registrados no Conselho Regional de Educação Física para exercerem a atividade profissional que consiste em prestar serviços à sociedade no campo das atividades físicas e esportivas.

Conforme o espaço do mercado de trabalho e a especificidade de sua intervenção, o profissional de Educação Física pode ser denominado: Docente/professor de Educação Física (licenciatura), Orientador de Exercícios Fisiocorporais, Treinador Esportivo, Preparador Fisiocoporal de Atletas/Bailarinos, Avaliador Fisiocorporal, Recreador em Atividades Fisiocorporais, Ludomotricista, Gestor de Educação Física e Esportes, Orientador de Iniciação Esportiva e/ou Atividades Rítmicas e outras afins (bacharelado).
Assim sendo, Profissional de Educação Física Orientador de Exercícios Físiocorporais em Academias de Ginástica é um exemplo de uma denominação para uma intervenção específica. Nesse entendimento, temos o Profissional de Educação Física que trabalho com, por exemplo, Basquetebol, e não o profissional de Basquetebol.
As terminologias professor e aula devem ser adequadamente utilizadas. Tradicionalmente a formação profissional em Educação Física era em curso de licenciatura. Assim, culturalmente se difundiu a denominação geral de professor para identificar o profissional de Educação Física em todas as suas intervenções. Isto fez com que a especificidade da intervenção não merecesse a devida atenção.
Não se questiona o caráter educativo e pedagógico que está presente em todas as intervenções do profissional de Educação Física e que por isso deve estar presente no currículo de sua preparação profissional, mas, a diferenciação nas intervenções que realiza, ou seja, a necessária caracterização da intervenção específica que realiza.
A denominação Professor é correta em se tratando de Educação Física nos cursos do sistema de ensino básico de ensino. Em outro espaço do mercado de trabalho a denominação será Profissional de Educação Física.
Do mesmo modo, aula se refere à organização das atividades desenvolvidas nos cursos dos sistemas de ensino. Em outros contextos a intervenção do Profissional de Educação Física se caracteriza como sessão(ões) de exercícios ou de atividades, podendo compor programas (não cursos) de exercícios, treinamentos, práticas e iniciação esportiva ou mesmo aprendizagem esportiva.
É necessário alguma atenção a estas considerações. Estamos imersos em um processo de mudanças em todos os setores da profissão de Educação Física e isto deve influenciar a formação profissional, o exercício profissional e o mercado de trabalho agentes dessas mudanças.
No mundo atual do trabalho onde as diversas forças sociais se organizam, a necessidade dos trabalhadores que prestam serviços no campo da Educação Física e do Esporte de serem melhor identificados e garantirem sua credibilidade junto à sociedade, é cada vez mais percebida.
Na sua modesta dimensão, este texto referência alguns pontos que necessitam ser reforçados na discussão sobre a formação e organização profissional nesse campo. É necessário que se juntem esforços dos profissionais e do Conselho da profissão para atender a expectativa da sociedade por melhores serviços nesse campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário