quarta-feira, 1 de abril de 2009

Educação Infantil

Educação Física na Educação Infantil
Prof. Sandra Simões


Reflexões Sobre o Papel do Educador
(Segundo Paulo Freire)

Na Educação Infantil podemos viver experiências múltiplas e inusitadas a cada dia. O trabalho com crianças pequenas nos proporciona a oportunidade de aprender, crescer, conhecer o novo, e reconhecer o velho no novo.
A prática docente exige alguns saberes indispensáveis, um deles é que definitivamente se convença de que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar condições para a sua produção ou sua construção”.
Segundo Paulo Freire, não há docência sem discência. O ato de aprender antecede ao ato de ensinar, e só ensinamos porque aprendemos.

“Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade”. (Freire, 1996)

É necessária a criticidade no exercício do aprendizado, construindo a curiosidade epistemológica”, negando assim o ensino “bancário”. É necessário que o educando, ainda que subordinado a uma forma “bancária” de ensino, mantenha dentro de si “o gosto da rebeldia que, aguçando sua curiosidade e estimulando sua capacidade de arriscar-se, de aventurar-se, de certa forma o 'imuniza' contra o poder apassivador do 'bancarismo'”.

Portanto, ensinar exige:

1- Rigorosidade metódica
2- Pesquisa
3- Respeito aos saberes dos educandos
4- Criticidade
5- Estética e ética
6- Corporeifação das palavras pelo exemplo
7- Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação
8- Reflexão crítica sobre a prática

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