quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jogos e atividades para serem desenvolvidos na escola (1 parte)

1- Cabeçobol:Só pode marcar gol com a cabeçaBola de Voleideve ser passada com as mãosquem estiver com a bola não pode andarpara marcar gol tem que receber a bola de um companheiro Utilizei e percebi que há participação de todosinibe o fominhameninos e meninas jogam juntosdar tempo p/ eles criarem estrategias de jogo.

2- AMIGOS DE JÓ:Criado por Patrícia Maria Pedotee Kátia M. Alves Barata (para o I Festival de Jogos Cooperativos - 1999)Objetivo do Jogo:Cantando a música "Amigos de Jó", todo o grupo tem que deslocar-se na cadência e realizar os movimentos propostos formando uma espécie de balé brincalhão.Propósito:O propósito é fazer do jogo-dança um momento de união do grupo e proporcionar um espaço de adequação do ritmo grupal. Podem ser trabalhados Valores Humanos como:Alegria e Entusiasmo pela brincadeira do grupo (diversão entre erros e acertos);Harmonia na busca do ritmo grupal;Parceria e Respeito para caminhar juntocom o outro.Recursos:círculos no chão (bambolês, círculos desenhados de giz ou barbantes) em número igual ao de participantes dispostos em um grande círculo.Duração:Grupos pequenos jogam em cerca de 15 minutos; grupos maiores precisam de mais tempo para administrar a adequação rítmica.Descrição:Cada participante ocupa um bambolê ou círculo desenhado no chão.A música tradicional dos "Escravos de Jó" é cantada com algumas modificações:"aMigos de Jó joGavam caxanGá. Tira, Põe,Deixa Ficar, fesTeiros com fesTeirosfazem Zigue, Zigue, Zá (2x)"O grupo vai fazendo uma coreografia ao mesmo tempo em que canta a música. A cadência das passadas é marcada pelas letras maiúsculas na música."aMigos de Jó joGavam caxanGá." : são 4 passos simples em que cada um vai pulando nos círculos que estão à sua frente."Tira": pula-se para o lado de fora do círculo" Põe": volta-se para o círculo"Deixa Ficar": permanece no círculo, agitando os braços erguidos "fesTeiros com fesTeiros": 2 passos para frente nos círculos "fazem Zigue, Zigue, Zá" : começando com o primeiro passo à frente, o segundo voltando e o terceiro novamente para frente.

3-Gato vira Rato:Utilizo essa atividade com alunos da faixa etária entre 7 a 10 anos e eles adoram, todos participam!Os alunos estarão espalhados em duplas(um atrás do outro) pelo espaço disponível. Os alunos poderão estam em pé ou sentados.O professor escolhe dois alunos, um será o aluno pegador e o outro aluno terá que fugir do pegador...O aluno que está fugindo do pegador deverá escolher uma dupla e se posicionar atrás do segundo elemento. O aluno que está na frente da dupla, por sua vez, será o novo pegador(nunca poderá existir 3 elemetos juntos, sempre mantendo uma dupla) e deverá sair correndo atrás do aluno que era o pegador anteriormente...Esse aluno que está fugindo do novo pegador, se posicionará atrás de outra dupla e assim a atividade continua,,,.

4-Coelho sai da toca
Os alunos estarão espalhados pelo espaço disponível, separados em tocas e coelhos...As tocas são formadas por dois alunos que dão as mão formando uma espécie de casinha para o coelho... O coelho, por sua vez, deverá ficar embaixo da toca (casinha).Se possível, o professor deverá deixar 1 coelhinho sobrando (sem toca, desabrigado).O professor combina com os alunos que ao apitar 1 vez, os coelhos deverão trocar de toca...Aí todos os coelhos correm p/ achar uma nova toca, inclusive o coelho que estava "desabrigado" no início da atividade Sempre sobrará 1 coelhinho.O professor tb poderá fazer o inverso e combinar com os alunos que ao apitar duas vezes, as tocas que deverão trocar de lugar e os coelhos, por sua vez, deverão continuar no parados no mesmo lugar!

5-PEGA-PEGA AMERICANO
MATERIAL NECESSÁRIO: NENHUMFORMAÇÃO INICIAL: ALUNOS ESPALHADOS PELA QUADRA E UM PEGADOR.DESENVOLVIMENTO: Os alunos espalhados pela quadra, um aluno é escolhido para ser o pegador. Quando esse aluno pegar outro ele deve ficar parado de pernas abertas e será salvo quando outro aluno passar por baixo de sua perna. Assim que este aluno for pego pela 3ª vez, ele tem que ajudar o pegador inicial e também passará ser pegador. A atividade continua até sobrar um aluno.REFLEXÃO:1- Quais foram os movimentos utilizados nessa atividade?2- Qual à parte do nosso corpo que utilizamos para nos locomover. 3- O que foi preciso para você conseguir pegar o seu colega? REGISTROS: DO ALUNO: Formar uma frase que envolva velocidade. Recortes de revistas, figuras que simbolizem velocidade.DO PROFESSOR : Observar se houve aproximação da atividade com enfoque do conceito.

6-Base 10
2 equipes, equipe A espalhada em um lado da quadra e equipe B q será a rebatedora em fila no outro lado da quadra.No lado da quadra da equipe A estará espalhado 10 cones ou garrafas pet pelo espaço.Dinãmica: Chama-se um aluno da equipe A q arremessara uma bola rasteira em direção a 1 aluno da equipe B q por sua vez rebaterá essa bola com o pé p/o outro lado da quadra o mais longe possível.Enquanto esse aluno q rebateu corre em direção aos cones com objetivo de derrubá-los os alunos da equipe A correm atrás da bola e trocam passes com as mãos com objetivo de queimar esse rebatedor. Após esse aluno ser queimado conta a quantidade de cones q ele derrubou.Após todos da equipe B realizarem o chute então é a vez da outra equipe realizar o mesmo procedimento.Ao final soma qual equipe conseguiu derrubar mais cones.Trabalha Cooperação, agilidade,velocidade,passe e chute.

7-Distribuir e recolherNúmero de jogadores: De 20 a 30 alunosÁrea do jogo: Quadra, espaço livre ou na salaForma de organização: Dois grupos com números iguais de alunos, estarão em coluna atrás de uma linha demarcada. Na frente das colunas serão colocadas quatro bolas para cada grupo, ao lado da linha de saída. O primeiro corredor deverá carregá-las uma a uma, em quatro corridas, colocando-as dentro dos arcos dispostos à frente. O corredor seguinte deverá apanhá-las uma a uma em quatro corridas.Será vencedor o grupo que terminar em primeiroFaixa-etária: De 6 a 10 anosObjetivos: O trabalho em equipe, percepção motora ao recolher e distribuir, noção de espaço e agilidade.Materiais: 4 bolas, 4 arcos e 2 caixas.Variação: Em duas colunas de alunos, colocar as caixas quadro metros à frente, um aluno irá segurar um arco em cima da caixa mas um pouco para frente, os alunos nas colunas tentarão acertar a bola dentro do arco e cair na caixa.

8-Jogo 20 passes
Duas equipes, uma bola de volei. Começa a bola com uma equipe , eles tem que ir trocando passes e a outra equipe tem que retirar a bola pelo caminho. A equipe que fazer 20 passes primeiro faz um ponto para sua equipe.Regras . - os alunos tem que gritar alto a contagem.- se a bola cair no chao zera a contagem- nao vale tirar a bola da mao do adversario- quem tem a bola nao vale andarObs: um jogo predesportivo, iniciaçao do handebol, volei, basquete. utilizar para aquecimento , fim da aula, ou como jogo recreativo.

9-QUEIMADA e suas variações
equipes divididas pela rede de volei (ou uma corda, fio, etc)"queimar" o adversário arremessando por cima da redeutilizo bola pequenas (borracha leves/de lojas de 1,99)começo com 1 bola e vou colocando varias bolascorrer, saltar e arremessar - bom para iniciação de hand e volei.
quadra de volei2 equipes 1 de cada lado da quadrafora da quadra de volei 1 aluno de cada equipe (o morto)os alunos da quadra de volei pode queimar e ser queimadoo de fora da quadra de volei somente queimar- podendo andar em volta da quadra de voleio primeiro queimado troca com o "morto"a partir do 2º não - mais alunos como "morto"vencer quem queimar todos os adversários / ou o maior nºvariações - colocar 2 bolas no jogo.

10- Dança da cadeira SEM EXCLUSÃO
Semelhante a dança da cadeira, porém, sem exclusão.- materiais: radio e cadeiras disponiveis para todos.- São colocadas as cadeiras em circulo ou em duas filas(uma de frente para outra)- sentam-se todos os alunos - o professor explica que nessa brincadera todos tem que sentar (sem exceção)- inicia a musica e todos caminham ao redor das cadeiras. Enquanto isso o professor retira uma da cadeiras e para a musica- todos tem que sentar, com o passar da brincadeira restara somente uma cadeira e todos estarão sentados no colo um do outro.Objetivo: Não excluir ninguem, fazer com que todos participem de igual maneira e trabalhar sociabilização.

11-JOGO: BASKEBOL:Criado em março de 2007 por: Alunos PROJETO EMAÚS turno Matutino.MATERIAL: 2 cadeiras, 1 bola e algo que diferencie as 2 equipes.OBJETIVO: Fazer gol entre as pernas da cadeira (frente ou lateral)NÚMERO DE JOGADORES: 12 (6x6) (de acordo com o espaço)DURAÇÃO DE CADA PARTIDA: 20 minutos, sendo 2 tempos de 10 minutos.COMO SE JOGA:O jogador deverá passar a bola com a mão para os jogadores de sua equipe para que alguém faça o gol (entre as pernas da cadeira) . Cada gol valerá 2 pontos. O jogador não deverá sair correndo com a bola presa em mãos, para que o jogador se desloque com a bola ele deverá quicá-la.REGRAS:- Só pode defender a bola com os pés;- Não existe goleiro fixo;- Não pode roubar a bola da mão do outro jogador; (FALTA )- Não pode empurrar ou agredir; (PENALTI) - Não pode apelidar; (FALTA )- Não pode ficar dentro do gol;- Não pode usar os pés na hora do passe (FALTA )- Não pode passar muito tempo sozinho com a bola, tem que tocar (FALTA )- Para poder fazer gol a bola tem que passar por um número mínimo de integrantes da equipe a decidir pelo professor.NA FALTA a bola passa para a equipe adversária; NO PENALTI, a bola é lançada a 7 passos livremente, sem goleiro.Uma nova regra foi acrescentada em virtude do grande barulho produzido pelas crianças que acabava incomodando as salas:- Cada equipe escolherá 2 integrantes que poderá se comuicar durante o jogo, os demais só por gesto. A regra violada implica em FALTA. Ideal para trabalhar o auto-controle e a comunicação não-verbal.

12-Maremoto
Objetivo principal: lateralidade (1ª a 4ªsérie)Escreva na mão direirta dos seus alunos a letra D e na esquerda a letra E.Distribua seus alunos pelas linhas lateriais e de fundo da quadra de futsal com uma distancia de 3 metros de um p/o outro formando um grande círculo, deixando 1 aluno no meio de todos no centro da quadra.Cada aluno ficara em cima de um X q o professor demarcará com giz p/melhor localização.A brincadeira inicia com o professor falando em voz alta:" O navio balança p/direita (todos os alunos pulam uma casa p/ direita)...o navio balança p/esquerda (todos os alunos pulam uma casa p/esquerda)...até q ele diz em voz alta: MAREMOTO..assim todos os alunos tem q sair de sua casinha representada pelo X no chão e procurar outro X p/se abrigar, enquanto isso o aluno q estava no centro daquadra terá q buscar um desses lugares q ficarão vagos temporariamente.

13-99
Circuito com bastão Objetivo: resistência geral e localizadaDuração: 40 minutosFaixa Etária: 10 à 14 anosMaterial: bastâo, colchonetes, apito, cronômetro e quadraAproveitamento: E.F. Escolar e academias1° passo: alongamento geral de membros inferiores e superiores com aquecimento localizado por articulação.2° passo: corrida de 10 minutos.3° passo: montada as estações em sequência de: 1ª estação: dispor 5 bastôes numa distância de 30 cm um dos outros com objetivo de correr com os pés alternados por esses bastôes. 2ª estação: colchonetes para abdominais; 3ª estação: mesma disposição dos bastôes da 1ª estação, agora o aluno vai saltar entre os espaços com os 2 pés juntos. 4ª estação: demarcar 20 metros e realizar tiros livres de corrida. 5ª estação: dispor 4 bastões em forma de zig-zag, eos alunos terão que saltar lateralmente até o final do zig-zag. 6ª estação: realizar flexão de braço.Tudo isso em tempo de 30 segundos com intervalo de 10 segundos para a troca de estações.

14-JOGO COOPERATIVO: O bote salva-vidas:Material: folhas de jornal e aparelho de somDisposição: à vontade pelo espaço destinado para o jogo, dançando em volta das folhas de jornais colocadas no solo.Desenvolvimento: todos dançando e cada vez que a música parar, devem se colocar sobre as folhas de jornais que representam os botes salva-vidas. A cada parada a professora retira uma folha de jornal, até que só reste uma em que todos os alunos terão que inventar uma solução criativa para abrigar todos.

15-JOGO COGNITIVO: Concentração:Material: nenhumDisposição: em pé e em círculoDesenvolvimento: antes de iniciar a atividade a professora nomeará um número para cada participante. Ela então iniciará cantando a música “Concentração, concentração começou entra no ritmo...” então ela dirá o seu número e chamará outro, o número por sua vez, sem errar o ritmo dirá o seu número e chamará outro. A atividade consiste em todos se “tocarem” ao serem chamados e não errar o ritmo, caso errem saem da atividade.

16-JOGO PEDAGÓGICO: Antônimo:Material: nenhumDisposição: livres.Desenvolvimento: será perguntado para todos quem é o mais alto, mas baixo, mais gordo, mais magro, falador e calado. Será atribuído o nome ao que foi perguntado. Para o mais alto, devem-se levantar os braços e ficar de ponta de pé, para o mais baixo, acocorar, para o mais gordo, abrir os braços lateralmente e inflar as bochechas, para o mais magro, fechar os braços na lateral do corpo em posição de sentido, para o mais falador, colocar a língua para fora e sacudi-la e para o mais calado, fechar a boca escondendo os lábios. Exemplo: se a professora falar José, sendo ele o mais alto, todos devem erguer os braços e ficar de ponta de pé, se João foi eleito o mais gordo, todos devem abrir os braços e assim serão várias vezes ditos os nomes aos respectivos adjetivos.

17-Futebol americano adaptado
em duas equipes, o objetivo eh entar no gol com a bola, o passe deve ser feito para outro colega da equipe e nao pode ser interceptado. a outra equipe so ganha a posse d bola se tocar no no colega da outra equipe enquanto este estiver com a bola.este jogo eh meio complexo a principio, mas ate o final da aula ja ta melhor...para turma da terceira serie em dianteconteudos: passar com uma ou duas maos; receber com uma ou duas maos; corre de frente lado costas.objetivo: >>trabalho em equipe (sociomotora)>>>>>>>>>percepção visomotora e coordenação geral (psicomotora)>>>>>>>>>passe (perceptivomotora).

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