quarta-feira, 1 de abril de 2009

Educação Infantil

Educação Física na Educação Infantil
Prof. Sandra Simões

Desenvolvimento Motor

I – 0 a 3 meses (recém-nascido)

Características:
Cabeça volumosa em relação ao corpo.
Movimentos agitados e desorganizados.
Movimentos de massa.
Apreensão não objetiva.
Primeiras tentativas de levantar a cabeça ao terceiro mês.
Ao quarto mês começa a apoiar o tronco e voltar da posição D.V para D.D. e vice-versa.

* Essa é a chamada fase sensorial, na qual as vivências dependem dos sentidos.

II – 4 a 12 meses (idade bebê)

Características:
Aos seis meses sustenta o tronco e a cabeça por mais tempo.
Os movimentos são mais coordenados e os progressos são mais rápidos e visíveis.
Apreensão objetiva (o bebê já acompanha com os olhos o objeto que vai apreender).
Quanto à apreensão: no início comprime o objeto com todos os dedos; aos 10 meses utiliza a apreensão tipo “tesoura”.
Busca da posição ereta.
Inicia a locomoção.
Percepção visual mais desenvolvida.
Sentido auditivo mais apurados.
Movimentos contralaterais.
Aos 12 meses, aproximadamente, começa a andar sozinha.

* Do nascimento até 1 ano – hipertonia.

Progresso na locomoção:

Decúbito ventral – arrastar – engatinhar – (escorregar – às vezes acontece antes do andar) – andar.

III – 1 a 3 anos (criança pequena)

Características:
Maior amplitude de exploração motora.
Percebe mais estímulos externos.
Melhora o andar.
Adora carregar, arrastar, objetos maiores que si mesma.
Gosta da repetição de atividades, variando as formas de execução.
No final dessa fase se apropria do brinquedo de ficção ou representação (imitação do seu meio social)
Desenvolvimento da criatividade, linguagem e pensamento – importante para a aquisição de habilidades motoras.

Estimular para que: com um ano e seis meses coma sozinha e que aos três anos se vista sozinha.

Com um ano é capaz de subir e descer em objetos de até 30 cm. Para subir e descer escadas, normalmente, se desloca lateralmente.
Com dois anos sobe e desce escadas alternando os passos (desce segurando no corrimão). Também consegue passar por objetos em fila (ex: bambolês colocados enfileirados).
Aos três anos já corre e saltita. Tem mais força, velocidade e orientação espacial.


IV – 3 a 6 anos (idade pré-escolar)

Conhecimento e interação com o universo exterior.
Fase lúdica – o brinquedo é o foco.
Qualquer brinquedo ou objeto tem importante significado para a criança (constitui para ela sua realidade).
O convívio com os outros é de grande importância para seu desenvolvimento.
Há um rápido aperfeiçoamento nas formas básicas de movimento.
Aumenta o rendimento nos movimentos aplicados em situações diversas.

“Através do brinquedo a criança satisfaz a necessidade de criar, de conhecer e entender o significado das coisas e dos fatos”.

Formas Básicas de Movimento

Crianças de 1 a 3 anos:

1 – Correr: se dá por volta dos 2 anos e 6 meses.
2 – Saltar: se inicia junto com o correr - começa de cima para baixo (pode-se utilizar degraus ou objetos como bancos baixos e outros).
3 – Lançar: a criança só utiliza os braços, não havendo participação do tronco.
4 – Pegar/agarrar: a criança abraça o objeto, puxando-o para o peito.
5 – Puxar: agarra o objeto como se fosse subir.
6 – Empurrar: acontece junto com o andar – a criança empurra carrinhos, bancos, cadeiras e outros objetos.
7 – Pendurar: está relacionado com puxar e trepar, e mais tarde pode ser associado a balançar.
8 – Girar: aos 2 anos já consegue girar em volta do próprio eixo vertical, e próximo aos 3 anos, a criança já aprende a rolar frontalmente.


Habilidades Motoras:
Nessa fase as Habilidades Motoras se desenvolvem de forma gradativa.

1 – Força: é pequena.
2 – Velocidade: pouco desenvolvida.
3 – Resistência: baixa, mas a criança é capaz de brincar por muito tempo sem se queixar de cansaço.
4 – Coordenação: só coordenação motora grossa.
5 – Flexibilidade: ótima.
6 – Equilíbrio: representa um desafio – constitui uma forma da criança testar, experimentar.

O desenvolvimento vai depender de: liberdade de ação, espaço físico suficiente, aparelhos e elementos diversificados e a criatividade do professor em adaptar-se ao que se tem disponível.


Formas Básicas de Movimento

Crianças de 3 a 6 anos

1 – Andar: diminui o número de passos e aumenta a amplitude desses. Melhora do rolamento da planta do pé na tomada do solo.
2 – Correr – acontece ainda de forma irregular, com passos batidos e pequena movimentação de braços no início da fase. Aos 5 anos há melhora na coordenação, velocidade e amplitude das passadas.
3 – Trepar: há maior interesse nessa fase e instiga na criança a vontade de testar.
4 – Saltar: forma de movimento muito apreciada nessa fase, mas necessita de estímulos para que possa desenvolver-se.
5 – Lançar: tem pouca evolução até os 4 anos, mas ao final da fase apresenta os progressos aumentados, e, entre 5 e 7 anos, já consegue lançar com a participação dos braços.
6 – Pegar: não utiliza mais a forma de “cestinho” e já estende os braços em direção à bola, ou objeto), mantendo as palmas pra cima. Só ao final da fase é que consegue melhor desenvolvimento na capacidade de antecipar respostas.

Habilidades Motoras

1 – Força: rápido progresso em relação à fase anterior, mas necessita de estímulo com aparelhos adequados.
2 – Coordenação: melhora significativa, resposta de até 3 respostas por vez (combinação de movimentos) e antecipa as respostas.
3 – Flexibilidade: é boa, e a criança em seus movimentos globais está sempre treinando.
4 – Equilíbrio: habilidade bastante apreciada pelas criança por propiciar desafios. Há domínio de equilíbrio estático e dinâmico.
5 – Velocidade: há aumento nessa fase.


Referência Bibliográfica:

RODRIGUES, Maria. Manual teórico-prático de educação física infantil. São Paulo: Ícone, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário