quarta-feira, 1 de abril de 2009

Educação Infantil

Educação Física na Educação Infantil
Prof. Sandra Simões

Educação Infantil

Questões:

O que os pais esperam para seus filhos na Educação Infantil?
O que a criança espera na Educação Infantil?
Como nós, professores, podemos ser mediadores?

Para se trabalhar de maneira eficaz, enquanto mediador, é imprescindível e prioritário que se conheça a criança, seus níveis de desenvolvimento, sua história, o meio em que esta inserida, suas singularidades.


Desenvolvimento segundo Piaget

- Jean Piaget (1896 – 1980)
- Nasceu em Neuchatel (Suíça)
- Filho de um estudioso de História.
- Aos 11 anos publicou seu 1º artigo, sobre pássaros.
- Estudou psicologia da inteligência.
- Escreveu mais de 70 livros.
- É biólogo como formação inicial.

Sua convicção era de que o conhecimento seria fruto da construção de cada indivíduo.
- interação com o meio – relacionando idéias anteriores às novas aquisições.

* aprendizagem significativa.

Questão: Como os homens constroem o conhecimento?

Principais Conceitos:

Assimilação: Apropriação das informações. Processo de entrada pelo qual pessoas, idéias, objetos são incorporados às atividades do sujeito. Interpretação.
Acomodação: Ajustamento - as estruturas mentais se modificam para acomodar o objeto do conhecimento.
Equilibração: Acontece sempre que o indivíduo entra em contato com novo objeto de conhecimento – acontece a desiquilibração e equilibração para uma nova assimilação.
Abstração: 1 – Empírica: retira informação do objeto. 2 – Reflexiva: pensa sobre a maneira de se relacionar com o objeto de conhecimento.
Inteligência: “Capacidade de estabelecer relações entre objetos e situações, de compreender e interpretar, descobrir e inventar, construindo conhecimento e transformando-o em saber”.
A inteligência existe antes da fala.
Afetividade: Vínculo que o sujeito estabelece com quem ensina e com o objeto de aprendizagem.Determinará as emoções que serão mobilizadas na situação de aprendizagem: alegria, medo, raiva, curiosidade, etc.

Estágios da Construção da Inteligência

1- Sensório-motor – 0 a 2 anos (0 a 24meses e 1 a 2 anos)
2- Pré-operatório – 2 a 7 anos: Simbólico – 2 a 4 anos Intuitivo Global – 4 a 6 anos Intuitivo Articulado – 6 a 7 anos
3- Operatório - Concreto – 7 a 11 anos (jogo de regras, autonomia moral)
Formal -12 em diante (raciocínio lógico)

Construtivismo – metáfora – sentido figurado

Tipo de aprendizado em que “o verdadeiro conhecimento – aquele que é utilizável – é fruto de uma elaboração (construção) pessoal, resultado de um processo interno de pensamento durante o qual o sujeito coordena diferentes noções entre si, atribuindo-lhes um significado, organizando-as e relacionando-as com outras anteriores”.

* O aprendizado só acontece quando há significado.

Ex: Estudar um país – clima, população, rios, etc, ou ir a este país e conhecer os rios, o clima, as pessoas, os costumes, etc.

Professor: Media, não dá as respostas, não antecipa os resultados. Mas, como em toda viagem, deve-se conhecer o ponto de partida e o ponto de chegada.


Desenvolvimento segundo Vigotsky


- Lev Semynovitch Vigotsky (1896 – 1934)
- Nasceu em Bielo Rússia
- Direito na Universidade de Moscou.
- Pesquisador e professor no campo de artes, literatura e pscicologia (1917 – 1923)
- 1924 – em Moscou, aprofundou-se na investigação no campo da psicologia e deficiência mental.
- Fez medicina.

Suas obras tiveram a divulgação e circulação proibidas na União Soviética por muito tempo. Embora fosse um militante do partido comunista, ressaltava o aspecto individual na formação da consciência. Para ele a coletividade só se constuiria através de pessoas com suas próprias singularidades.

FOCO: O desenvolvimento do sujeito e da espécie humana como resultado de um processo sócio-histórico.

Para Vigotsky, as origens da vida consciente e do pensamento abstarato deveriam ser procuradas na interação do indivíduo com as condições de vida social, nas formas histórico-sociais de vida da espécie humana.

Paralelo entre Piaget e Vigotsky

Construtivismo – ação do indivíduo sobre a realidade (sujeito ativo)

Para Vigotsky o conhecimento se constitui a partir das relações intra e inter-pessoais (sujeito, além de ativo, interativo).

O processo do conhecimento vai do plano social (relações inter-pessoais) para o plano individual interno (relações intra-pessoais).

“O conhecimento não é apenas passivo – regulado e moldado por forças externas, e não é apenas ativo – regulado por forças internas, mas é interativo”.


ZDP – ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Relação: desenvolvimento e aprendizagem.

Objetivo: conhecer o aluno.
Enquanto professores sempre houve a preocupação de se conhecer o desenvolvimento real do aluno.
REAL = o que ele realiza sozinho – independência.

Para Vigotsky, além do nível REAL de desenvolvimento, existe o nível PROXIMAL, ou POTENCIAL.

Quando o sujeito não consegue realizar uma atividade sozinho, mas o faz com ajuda de parceiros mais experientes, está revelando seu nível de desenvolvimento proximal.

Portanto, conhecer o aluno é saber, não somente o que ele produz de maneira independente, mas também o que ele é capaz de realizar, embora com a ajuda dos outros.

ZDP – distância entre o nível de desenvolvimento REAL e o desenvolvimento POTENCIAL.

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